"Austrália, a terra do Eucalipto". Assista agora a reportagem.

http://www.agrosoft.org.br/agropag/217371.htm

domingo, 20 de junho de 2010

eucalipto é uma árvore exótica

O eucalipto é uma árvore exótica, ou seja, não pertence à flora natural do Brasil. Ela foi trazida no início deste século, proveniente da Austrália, onde existem mais de 600 espécies nativas de eucalipto. Cada espécie apresenta características diferentes e é adequada para aplicações também diferentes. Na década de setenta, foram plantados mais de dois milhões de hectares de eucalipto no estado de Minas Gerais. Aqui estão os maiores maciços florestais plantados de todo o planeta. Estes plantios foram feitos para atender principalmente a necessidade de madeira para a produção de carvão para a siderurgia e de celulose para as indústrias de papel. Algumas espécies foram selecionadas e desenvolvidas geneticamente para as condições de clima e de solo das diversas regiões do país.

Híbridos de alta produtividade foram obtidos após anos de pesquisa e hoje os plantios são feitos normalmente pelo processo de clonagem. No caso da aplicação do eucalipto na construção rural, algumas espécies se destacam pela densidade alta, o que permite obter peças uniformes e de alta resistência mecânica. Entre as espécies adequadas para esta aplicação temos: e. citriodora, e. cloeziana e e. paniculata. As características apresentadas por estas espécies de eucalipto nada ficam devendo às madeiras nativas de qualidade. Só para se ter uma idéia, estas espécies são utilizadas para a obtenção de postes para transmissão de energia e telefonia e mesmo para a produção de dormentes para ferrovias, cujas exigências de qualidade são muito grandes. Existem postes de eucalipto com mais de 30 anos em operação e que ainda estão em boas condições de utilização. Estas espécies são utilizadas também para produtos serrados, onde a resistência mecânica é importante. Outras espécies de menor densidade, a exemplo do e. grandis, têm sido largamente utilizadas para outras aplicações, entre elas a indústria moveleira. No início de sua cultura no Brasil, o eucalipto era visto como uma espécie que causava uma série de problemas ao meio ambiente.

Depois de todos estes anos de pesquisa, os estudos comprovaram que o eucalipto é uma cultura como outra qualquer. Tem vantagens e desvantagens, mas o seu saldo é positivo. O eucalipto, plantado de forma adequada e sendo bem manejado, pode se transformar em um grande aliado da natureza. Algumas áreas degradadas têm sido recuperadas com o plantio de eucalipto, com bons resultados. As florestas plantadas de eucalipto são florestas renováveis, o que dá a esta espécie uma grande importância quando se fala da utilização da madeira, aliada à preservação do meio ambiente.

terça-feira, 15 de junho de 2010


O eucalipto arco-íris (Eucalyptus deglupta) é o único representante da família dos eucaliptos encontrado naturalmente no hemisfério norte, em ilhas da Indonésia, Filipinas e Nova Guiné.

Atualmente, essa árvore é amplamente cultivada ao redor do mundo onde é empregada principalmente na produção de papel. Entretanto, por causa de suas vistosas listras coloridas, o eucalipto também vem sendo utilizado para fins ornamentais. A casca exterior cai anualmente em diferentes épocas, deixando aparecer o verde claro da parte interior, que vai escurecendo gradualmente resultando em tons de azul, roxo, laranja e marrom até amadurecer completamente. O resultado é o tronco multi-colorido do eucalipto arco-íris, que mais parece uma pintura.